top of page

O Estranho Mundo de Jack

Tim Burton

DESCRIÇÃO:

 

O Estranho Mundo de Jack apresenta a clássica e fantástica história criada pelo cineasta Tim Burton que narra as desventuras de Jack Esqueleto, o mestre do Halloween que um dia, entediado em sua Terra das Bruxas e cansado da rotina de sustos e assombrações, depara-se com três grandes portas talhadas em árvores numa floresta. Ao abrir uma delas, cai na Cidade do Natal, onde Papai Noel vive e constrói seus presentes. Deslumbrado, Jack coleta alguns objetos natalinos para provar aos habitantes de seu estranho mundo que ali estivera. De volta a sua mórbida cidade, o Esquelético protagonista tem uma ideia um tanto mirabolante: sequestrar o bom velhinho e tomar o seu lugar na entrega dos presentes de Natal. O resultado da empreitada é que, em vez de deixar as crianças alegres, deixa-as, mais uma vez, apavoradas. Até que uma surpresa natalina muda o rumo da história. O livro, que virou filme de animação, conquistou crianças do mundo inteiro e agora é publicado pela primeira vez no Brasil.

DETALHES DO PRODUTO:

  • Capa comum: 48 páginas

  • Editora: Cobogó; Edição: 1 (15 de março de 2016)

  • Idioma: Português

  • ISBN-10: 855591003X

  • ISBN-13: 978-8555910036

  • Dimensões do produto: 20,2 x 25 x 0,6 cm

  • Peso do produto: 222 g

RESENHA ESPECIALIZADA:

Espere ouvir este título muito em torno do Natal. Burton, o autor, também é Burton, o cineasta (Beetlejuice, Batman), e esta é a versão do seu livro de poesias e ilustrações.

 

Conforme visto neste volume adulto, muito adulto, mas infantil. A história talvez funcione melhor como um filme do que em um livro de imagens. Ele estrela Jack Skellington, a figura mais famosa do Halloween, conclui que o Dia das Bruxas é um arrasto, e depois, literalmente, caindo na Cidade do Natal, decide empurrar Papai Noel para um saco e trocar de lugar com ele. Isso leva a linhas como "E o que para seus olhos que se perguntam deve aparecer / Mas um trenó de caixão com cervo de esqueleto. / E um motorista esquelético tão feio e doente / Eles sabiam em um momento, isso não pode ser St. Nick".

 

Pelo menos, essas linhas digitalizam melhor do que algumas das estrofes no texto de rima. Não está claro quem é o público para esse livro, mas é certo que é para fãs, aqueles realmente muito fãs.

 

A arte é macabra e susceptível de assustar os pequenos, especialmente aqueles que ainda acreditam no Papai Noel. As crianças mais velhas podem achar o livro divertindo, de um jeito amplo, mas se eles viram o filme, essas ilustrações vão lhe interessar mais, pois mostram os personagens crús e mais próximos do universo criativo de Tim. As bibliotecas vão querer considerar a compra, pois o filme foi um golpe de sucesso nas férias.

Ilene Cooper

Tradução - Vinícius Pereira Santos

bottom of page